Blog do Maia

17/03/2012

Guia de sobrevivência para o um amor pop

Em uma época em que realities shows predominam e revistas de fofocas transformam os relacionamentos em situações patéticas, constrangedoras e sem a mínima graça, a leitura de “Músicas & Musas” pode se tornar um guia para a recuperação de toda fantasia, imaginação, romantismo e sentindo para relacionamentos escancarados e muitas vezes trágicos dentro do mundo pop.

Recuperando a história por trás de canções muitas vezes ouvidas à exaustão e que vão na contramão de um tempo em que o explícito tenta matar o poético que deveria ser o tempero para uma vida saborosa, o livro, através de 50 músicas compostas por alguns dos maiores gênios da música pop, transforma em deliciosos contos detalhes de situações que nunca imaginaríamos; uma leitura deliciosa que faz de cada capítulo uma unidade independente, bem ao gosto da comunicação contemporânea, ou seja, um livro que você pode ler em qualquer ordem, em qualquer lugar. Com referências precisas e um acabamento de luxo, o livro é sonoro e imediatamente para os apreciadores de música, as melodias inundam a cabeça enquanto para leigos, as narrativas aguçam a vontade de imediatamente ouvir as canções descritas. Até nisso ele tem um lado “didático”, pois com nossa convivência com o hipertexto ou aplicativos como o “shazam”, o comum seria apenas dar um “enter” em cima da referência musical e já sair escutando, mas não; aqui, a narrativa nos deixa menos ansiosos e floresce a imaginação que nos transporta para um tempo em que as pessoas cantarolavam as melodias para os balconistas da lojas de discos, para que eles, com ouvidos arqueológicos, surgissem com a solução do enigma!

 Do rock à bossa nova, os autores revelam as musas que serviram de inspiração para os grandes hits. Quem é a Emily da música "See Emily Play", do Pink Floyd? O que aconteceu com Suzanne Verdal, inspiração de Leonard Cohen para a música "Suzanne"? O que mudou na vida de Prudence, irmã de Mia Farrow, depois que John Lennon escreveu "Dear Prudence"? Quem foi Pattie Boyd que inspirou músicas tanto de George Harrison quanto de Eric Clapton? Ou ainda a história por trás do clássico da bossa nova "A garota de Ipanema", de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Morais.

Perguntas que não ficarão mais sem repostas pelo precioso trabalho dos escritores britânicos Michael Heatley e Frank Hopkinson, que durante todo tempo fogem do óbvio e podem surpreender até aos maiores conhecedores de música ao pinçar histórias como as de canções como “Irene Wilde” do simbólico músico britânico Ian Hunter e nos fazem torcer por uma continuação num próximo livro com mais 50 canções, no mínimo! “Músicas & Musas” é um livro que prova que no século XXI certas coisas podem saltar da tela dos tablets de uma maneira muito mais sentimental e sem apelos nostálgicos.

Serviço:

 Músicas & Musas: A verdadeira história por trás de 50 clássicos pop

Autores: Michael Heatley e Frank Hopkinson Tradução: Christina Bazan e Christiane de Brito Andrei

Editora:Gutenberg

Por Roberto Maia às 14h04

13/03/2012

Momento Maia 109 no ar pela Rádio UOL!

Confira! Sessions; gravações em rádio, estúdios e projetos especiais que fazem a alegria do fãs. Das gravações históricas da rádio BBC de Londres aos shows exclusivos para o iTunes uma pequena mostra deste vasto universo com The Black Keys, David Bowie, Arctic Monkeys, Kasabian entre outros.

 

Relação de Bandas, Músicas e Discos:

 • The Shins - Caring Is Creepy (Live KXCI - 2006) • The Black Keys - Howling For You (iTunes Session - 2010) • Bon Iver - Lump Sum (Daytrotter Studio -2008) • Regina Spektor - Real Love (triple j sessions - 2008) • Jethro Tull - Stormy Monday (John Peel Top Gear Session - 1968) • Syd Barrett - Baby Lemonade (John Peel Session - 1970) • The Stranglers -No More Heroes (John Peel Session- 1977) • The Undertones- The Way Girls Talk (Peel Sessions - 1979) • David Bowie - Wild Is The Wind (Bowie At BBC Radio - 2000) • Arctic Monkeys - You Know I'm No Good (Radio 1's Live Lounge - 2007) • Kasabian - Pictures Of Matchstickmen (The Saturday Sessions: The Dermot O'Leary Show - 2007) • Drugstore - Black Star (Momento Maia Sessions - 1998) Conheça a página do Programa Momento Maia na Rádio UOL!

Ouça aqui a edição nº109

Por Roberto Maia às 11h30

Sobre o autor

Roberto Maia é jornalista e engenheiro, com especialização em História da Arte e Chief Information Officer. Dedica-se à relação entre comunicação e tecnologia. Atua como jornalista na área cultural há 30 anos. Trabalhou durante 14 anos como Diretor Artístico da Brasil 2000 FM. Foi o representante oficial no Brasil do CMJ (College Media Journal de New York), o maior complexo de música alternativa do mundo.

Sobre o blog

Um blog para ser ouvido e visto. Faz uma filtragem do mundo da música pop sob a ótica de um dos maiores pesquisadores e colecionadores de música do Brasil.

Histórico

Site Meter